quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O comunismo, bom ou ruim?


Sabemos que o comunismo consiste na aausência de Estado, na ausência de classes sociais e na necessidade de todaaas as pessoas supridas. É até bonito de se ler e de se pensar. Mas será que funciona na prática? Pelo menos em nosso país, creio que não. Creio que seriam necessários muuitos e muuuitos anos para que o Brasil conseguisse seguir o comunismo, e ainda assim naquelas. Somos capitalistas, isso é fato. Então você trabalha a vida toda e consegue uma vida estabilizada, com muito suor monta sua fabriquinha, compra seus carrinhos importados, sua casa da praia, no campo, na cidade, seu apartamento. Elite. E vem o comunismo que que impõe a inexistência de classes sociais. E aí? Por outro lado agora, você é pobre, vende balas e entrega panfletos no farol. Com o que ganha mal consegue alimentar seus filhos. Sua mãe está doente e você não tem dinheiro para comprar os remédios. Você mora num lugar violento, sem asfalto, sem tratamento de água e esgoto, num barracão frio, pequeno e que sempre enche de água na época das chuvas. Vem o comunismo e suprir todas as suas necessidades. Você e aquele ricasso, que sempre de tá esmola, estariam no mesmo nível. Igual pra igual. E então?
Estou abordando apenas uma questão simples e "por cima" do assunto, mas que nos rende bons pensamentos. Estou intrigada, e você? O comunismo é um sistema que nos ajudaria ou prejudicaria? Eis a questão.

texto para revista Capricho - Sessão Tudo De Blog.

6 comentários:

  1. O comunismo , no âmbito social , tem seus prós e contras ,visto que , por exemplo , prega-se a igualdede , mas , será isso possível? Pois um médico não pode ter um "salário" ( no comunismo não é bem salário a moeda de troca ) equivalente ao de um varredor de rua . Claro , escolhemos um curso e estudamos (na universidade ) , pois gostamos ,mas tambem visamos uma remuneraçao a altura de nosso conhecimento . Por tudo isso faz-se mestrado , doutorado ; não só pelo conhecimento amis , mas também para sobresair-nos diante dos concorrentes no compeptitivo mercado de trabalho .
    Provavelmente possa estar equivocado , mas , é um anti-insentivo alguém , como foi citado antes ,com menor qualificação , ganhar o equivalente à outre pessoa com maior qualificação ou conhecimento . Isso é igualdade , mas será que é justo?

    ResponderExcluir
  2. Estudar pra ser médico é um trabalho tão difícil quanto limpar, abaixo de um calor insuportável, ruas, calçadas e etc. Para mim, as pessoas deveriam estar na medicina pelo gosto e introsamento com a profissão, não pelo salário que ganha. SE assim fosse, teríamos pessoas mais competentes e com amor por suas profissões.
    Mas, não acredito que ainda possa existir. O ser humano é corrupto demais pra isso. =/

    ResponderExcluir
  3. nossa sociedade só valoriza o tipo de inteligência de repetição, teórica. O que faz ela perder muitos talentos tanto de inteligência pratica - mais física - como de criativa. Acredito que os dois - seja médico ou gari - sejam qualificados, só que em áreas diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Penso que a questão que se está levantar é uma falsa questão. Os partidos socilaistas não defendem que todos devem ganhar precisamente o mesmo, diz-se sim que existe um grande foço entre pobres e ricos, portanto justiça social faz-se tirando um pouco aos ricos para quem necessita( pode parecer um pouco estranho)´
    Vou dar um exemplo:
    Um banco tem um lucro diário de 5 milhões, estão a criar riqueza. Agora acham bem que vos estejam a diminuir o salário constantemente enquanto existem outros onde ninguém toca?

    ResponderExcluir
  5. Quero entender porque muitas pessoas acham que no comunismo todo mundo vai se vestir igual, usar corte de cabelo igual, ter carro igual, usar cueca igual rs. No comunismo teriam as coisas da mesma qualidade para todos, não quer dizer que sejam iguais. E completando a idéia do amigo acima, salário, dinheiro é algo que deve ser extinto (é uma das propostas do COMUNISMO, não SOCIALISMO, não confundam), pois ja que essa bosta de papel pintado só tem valor na nossa cabeça.

    ResponderExcluir